As Cartas de navegação e a leitura do rumo dos ventos - (Aula 2a/b de 3)

Nessa aula iremos conhecer o "Google Maps" de antigamente.
Um outro meio de se localizarem na Idade Média foi usando um certo tipo de "GPS" da antiguidade. Eram mapas elaborados com  tecnologias de ponta daquela época.

Essa é a Carta Pisane datada de 1258 à 1291.
 Carta-Portulana-L'-Atlante-Catalano-Sec-XlV
Carta-Portulana-L'-Atlante-Catalano-Sec-XlV

Na boa, os caras não mandavam muito bem nos desenhos?
_______________________________________________________________
Bom, nesses mapas você pode reparar que existem linhas traçadas para vários lugares. Essas linhas foram traçadas usando instrumentos que favoreciam marcar o rumo dos ventos e indicar rotas adequadas para a navegação.
Para traçar as linhas usavam a Rosa-dos-Ventos e uma bussola.

Uaaau! Uma rede entrelaçada de linhas de rumo criadas a partir de uma rosa-dos-ventos principal, que entrecruzava com outras linhas que partiam de rosas acessórias, dispostas ao redor da primeira! Brilhante!!!
Essas linhas serviam aos marinheiros para traçarem o rumo de um lugar a outro de forma alinhada à bússola.
Nestes mapas, é costume que o norte estivesse figurado do lado direito e o oeste na parte superior.

A Terra na época era vista como uma esfera, sendo a Terra uma única massa rochosa cercada pelo Oceano Atlântico. 
Lembra do mapa que se parecia com um OVO? 
Então, durante três séculos, a humanidade conviveu com outro tipo de conhecimento cartográfico, que produziu as chamadas Cartas Portulanas. Elas eram conhecidas para fins práticos de navegação e representavam, mais ou menos, os mesmos elementos: o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro, com grande grau de precisão, e parte do Oceano Atlântico até a Irlanda. As cartas portulanas indicavam, com precisão, o rumo dos ventos, as linhas paralelas próximas ao Equador, os portos, os cabos e as enseadas.
Essas cartas náuticas, tal como os manuscritos da época, eram feitos em pele de animal tratada, geralmente em peça única (bezerros ou carneiros). Como vantagem adicional, as cartas eram flexíveis o suficiente para serem enroladas, ficando assim melhor armazenadas.
Astrolábio

Diferente do mundo imaginário dos padres, sacerdotes e membros da igreja, as cartas portulanas também foram baseadas em medições feitas com o astrolábio, um instrumento utilizado pelos astrônomos para indicar a posição dos astros no céu e calculava as medidas angulares de objetos usando astros visíveis no céu como principal referência.
Veja um exemplo caseiro de como se monta e usa um astrolábio:
_________________________________________________________________

O astrolábio é um instrumento muito antigo, cuja origem remonta ao século II a. C., e que se acredita que tenha sido introduzido na Europa pelos árabes, por volta do século X. Ele foi decisivo na expansão europeia pelos mares, pois permitia que se calculasse a altura dos astros celestes, o que possibilitava a localização dos navegantes em alto-mar, especialmente sua posição em latitude. Hoje, com o Global Positioning System (GPS), é possível obter por satélite as coordenadas geográficas de qualquer objeto sobre a superfície terrestre, não sendo mais necessário o uso do astrolábio nas navegações marítimas.

______________________________________________________
COMPREENDEU?

Então teste sua mente para ver se guardou essa:
Imprima ou copie e tenha as perguntas também no seu caderno.

Create your free online surveys with SurveyMonkey , the world's leading questionnaire tool.



Tudo ok?! Aguardo você na próxima etapa!


Caso queira se aprofundar mais no estudo


Nenhum comentário:

Postar um comentário